FAQ – PERGUNTAS FREQUENTES

Nesta seção você encontra as dúvidas mais freqüentes dos consumidores sobre os produtos Santa Marina. Consulte as questões e, caso seja necessário algum outro esclarecimento, basta entrar em contato com nosso SAC.

Uso freezer/Refrigerador


Posso levar os produtos Santa Marina ao freezer?
Sim. Os produtos das linhas Santa Marina (Marinex® Forno , Marinex® Mesa e Marinex® Cozinha) podem ser levados ao freezer e refrigerador. Para garantir um melhor aproveitamento, prefira as peças que contêm tampa plástica para congelar e conservar melhor seus alimentos.


Como devo proceder depois que tirar os refratários do freezer?
Após retirar o refratário Marinex® Forno do freezer, você pode levá-lo diretamente ao micro-ondas, sem descongelar. Mas no caso de utilizar forno convencional, descongele a preparação na geladeira para depois levar ao forno, porém sem preaquecê-lo.


Uso forno (micro-ondas/convencional)


Os produtos podem ser levados ao micro-ondas?
Sim. Todos os produtos das linhas Santa Marina podem ser levados ao micro-ondas, com exceção das tampas plásticas. Os produtos da linha Marinex® em vidro refratário podem ir ao micro-ondas durante o tempo necessário para aquecimento, cozimento ou descongelamento. Já os produtos em vidro temperado da linha Marinex mesa® e Marinex Cozinha® devem ser levados ao micro-ondas somente por períodos curtos, para aquecimento.

Posso colocar os refratários Marinex® no forno preaquecido?
O seu Marinex® em vidro refratário não deve sofrer um choque térmico, ou seja, ser submetido a mudanças bruscas de temperatura. Portanto, o recomendado é sempre levar as peças ao forno frio e não preaquecer o forno.

Posso levar os produtos Santa Marina ao forno convencional?
Apenas as peças em vidro refratário, que faz em parte da linha Marinex Forno® e Marinex® Cozinha, podem ser levadas ao forno convencional. As tampas plásticas que acompanham esses refratários devem ser retiradas antes da peça ir ao forno.

Quanto tempo a peça pode ficar no forno?
A peça Marinex® em vidro refratário pode ficar no forno o tempo que a receita pedir, desde gratinar um macarrão a assar uma carne ou ave.

Quais as temperaturas ideais para utilização de Marinex® no forno convencional e freezer?
Temperatura máxima: 300ºC / 572ºF
Temperatura mínima: -40ºC / -40ºF

Quais as principais características do vidro?
Pureza, transparência, versatilidade e impermeabilidade são alguma delas.

A forma para pudim da Marinex® pode ser colocada em banho-maria?
Sim. Você pode utilizar o método de banho-maria com a forma para pudim Marinex® dentro do forno convencional.

O que devo fazer com as peças quando retirá-las do forno convencional ou microondas?
O importante é que as peças não sofram nenhum tipo de choque térmico, assim a durabilidade delas será maior. Quando retirá-las do forno convencional ou micro-ondas ainda quente, nunca coloque sobre superfícies frias ou molhadas. Utilize pano seco e descansos de prato.


Uso fogão


O Marinex® em vidro refratário pode ser levado diretamente à chama do fogão, como uma panela?
Não. As peças Marinex® nunca devem ser levadas diretamente à chama do fogão.

Posso levar as jarras medidoras diretamente à chama do fogão?
Não. As jarras medidoras Marinex® nunca devem ser levadas diretamente à chama do fogão.

Posso colocar os produtos Santa Marina diretamente sobre a chama do fogão?
Não. Nenhuma das peças de vidro Santa Marina deve ser levada diretamente à chama do fogão. Esse processo de aquecimento não permite uma distribuição de calor por igual nas peças, o que pode resultar em quebra. Importante: Nenhum item da linha Santa Marina ( Marinex® Forno, Mesa ou Cozinha ) pode ser utilizado diretamente à chama do fogão.


Limpeza/conservação


Como devo lavar as peças da Santa Marina para que elas durem mais?
O cuidado essencial que se deve ter é nunca lavar as peças com palhas de aço e saponáceos abrasivos. Evite riscá- las com utensílios afiados ou pontiagudos. Isso aumentará o tempo de vida do vidro.

Posso lavar as peças Marinex® na máquina de lavar louças?
Todos os produtos Marinex® podem ser colocados na máquina de lavar louças. Uma dica para os utensílios durarem mais e não ficarem com aspecto esbranquiçado é utilizar saponáceos para máquina de lavar louças que não contenham soda cáustica em sua composição.

Como devo fazer para retirar as etiquetas que vêm grudadas na peça?
As etiquetas se desprendem com grande facilidade quando removidas com água morna e detergente neutro, após deixar a peça de molho por alguns minutos.

Marinex® & Teflon®


A linha Marinex® & Teflon® tem os mesmos atributos da linha Marinex®?
A linha Marinex® & Teflon® , assim como toda a linha Marinex® Forno , pode ser levada ao micro-ondas, forno convencional, freezer e geladeira.

Como devo lavar o Marinex® & Teflon®?
O Marinex® & Teflon® deve ser lavado com a parte macia da esponja e não deve ter contato com palhas de aço ou objetos cortantes que possam danificar o antiaderente.

Preciso untar o Marinex® & Teflon®?
Um dos grandes benefícios do Marinex® & Teflon® é que ele não precisa ser untado, mesmo no caso de preparações que, normalmente, grudam na peça.

Teflon® foi aprovado pelo FDA?
Sim, o FDA (agência norte-americana de controle de alimentos e medicamentos) considerou os revestimentos antiaderentes adequados para utilização convencional na cozinha.

Não se pode guardar comida em um utensílio com antiaderente dentro da geladeira?
Pode sim, sem nenhum problema.

Qual a validade da peça?
A peça durará de acordo com os cuidados com ela. Se todos forem tomados, pode durar muito tempo.

Teflon® é da Dupont?
Sim, Teflon® é marca registrada da Dupont.


Questões técnicas


O que é um vidro refratário?
Todos os produtos da linha Marinex® são feitos de vidro refratário. São peças fabricadas com componentes e materiais que conferem resistência a altas e baixas temperaturas. Portanto, o vidro refratário pode ser levado à geladeira, freezer e forno, sem nenhum tipo de problema.

O que é um produto temperado?
A têmpera é uma etapa pela qual o vidro passa durante seu processo de fabricação que torna as peças mais resistentes aos choques mecânicos. Todos os produtos da linha Duralex® são temperados, ou seja, possuem maior durabilidade e resistência a impactos.
NOSSA LINHA
DE PRODUTOS:

© 2011 Santa Marina - Todos os direitos reservados. Política de privacidade